Páginas

22 de fev. de 2011

Portal da Maquiagem - Cuidados especiais

Portal da Maquiagem - Cuidados especiais

Cuidados especiais


A pele negra precisa de cuidados diferenciados durante o verão. Veja quais são eles e cuide-se!


Foto: reprodução

Pessoas de pele negra têm algumas vantagens em relação às pessoas de pele mais clara na hora de se exporem ao sol. Tudo porque a pele é mais firme e possui maior atividade dos melacinótipos, que funcionam como um protetor solar natural, aumentando a resistência cutânea, principalmente contra o câncer de pele.

Apesar de tantos benefícios, muitos cuidados ainda são necessários. Um deles e talvez o principal de todos seja a proteção solar. De acordo com Valter Claudino, dermatologista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, os cuidados em relação à exposição solar devem ser os mesmos das pessoas de pele clara. "É necessário estar atento aos horários de pico, usar bonés e protetor solar com fator 15, no mínimo", alerta o especialista.

Mas além dos cuidados redobrados por conta da exposição solar veja quais são os outros que Valter Claudino considera imprescindíveis e cuide-se!


- Evite substâncias gordurosas e ácidas, produtos a base de álcool, peelings, laser ou qualquer procedimento traumático, levando em conta sempre o tipo de cicatrização da sua pele.

- Por ser mais oleosa, durante o verão a pele negra pode ter aumento no aparecimento de cravos e espinhas. Evite espremer a região que durante a cicatrização, pode ocorrer um derrame de pigmento que resultará em manchas escuras.

- Fique atento ao aparecimento de manchas, além de seus aspectos como a coloração. Caso ela seja branca, é sinal de desidratação, sendo importante reforçar a hidratação, com aplicação de cremes após o banho. Além disso, evite água quente, banhos demorados com sabonetes esfoliantes e sol em excesso sem proteção.

- Caso a mancha seja escura, vale usar filtro solar com um fator de proteção maior que 30, diretamente nas manchas, além de cremes clareadores à noite.

- A limpeza da pele deve ser feita corretamente pela manhã e à noite, o que evitará a dilatação dos poros. Portanto, lave o rosto com um sabonete de acordo com o seu tipo de pele, use uma loção adstringente e passe filtro solar antes de sair de casa, isso ajuda a diminuir a oleosidade do rosto.

- À noite, após a limpeza, é recomendado utilizar um creme com vitamina C ou hidroxiácidos. No corpo um hidratante lubrificante, com óleo de avelã, uva ou macadâmia é o suficiente. Mas antes de utilizar alguns produtos o ideal é procurar um especialista para que ele possa avaliar o seu tipo de pele.

- Para evitar a formação de manchas, limpe, hidrate e proteja a sua pele com protetor solar diariamente.


Além disso, para exibir uma pele saudável e bem tratada, vale abusar da água - beba pelo menos 2 litros por dia -, tomar banhos rápidos e de preferência não muito quentes, optar pelo uso de sabonetes hidratantes e evitar o uso de esponja. Aplicar um creme ou loção indicada para peles negras, também é uma boa pedida.

fonte: Portal da Maquiagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

diga lá chocolady!